segunda-feira, 9 de maio de 2011

PREFEITURA ANUNCIA em reunião pública medidas para reduzir o trânsito em Alphaville e no Tamboré

Representantes da Secretaria dos Assuntos de Segurança da Prefeitura de Barueri e da empresa Brascontrol, contratada pela municipalidade para trabalhar na implantação de sistemas inteligentes de tráfego na região de Alphaville e Tamboré, realizaram na noite da última terça-feira, 3, no auditório do Centro Comercial de Alphaville, uma reunião pública a fim de esclarecer junto aos moradores as medidas de redução de trânsito que estão sendo tomadas pela administração municipal.
O debate foi aberto com uma introdução a atual situação do tráfego diário da malha viária dos bairros de Alphaville e Tamboré, ministrada pelo coordenador do Departamento Municipal de Trânsito da cidade, o coronel Edson Orrin.
Ele admitiu o atual panorama de saturação de tráfego nos horários de pico pelos principais pontos de escoamento da cidade, e ouviu de moradores e empregados do pólo empresarial, além daqueles que usam as vias dos bairros como passagem para acessar cidades vizinhas, críticas, sugestões e apontamentos acerca de um planejamento para desafogar as principais áreas afetadas.
O coronel esclareceu que nos últimos dois meses a Prefeitura tem trabalhado neste sentido em parceria com a empresa de fabricação e desenvolvimento de sistemas inteligentes Brascontrol, monitorando e pesquisando medidas para aprimorar o gerenciamento dos veículos que passam diariamente pelas vias, além de formular uma reestruturação de pontos e focos de lentidão, baseada em locais chaves distribuídos pelo município.
Em seguida, quem assumiu a explanação foi o gerente comercial da empresa, Romeu Bosse, que descreveu o mapeamento efetuado nos últimos sessenta dias em torno do trânsito de Barueri, apontando medidas de pequeno, médio e longo prazo necessárias para região, apresentadas à Prefeitura.
Na última semana, quatro novos semáforos instalados na região de Alphaville levantaram opiniões contrárias sobre a eficácia ou não da implantação. Segundo os técnicos da empresa privada, o objetivo é ordenar o tráfego intenso causado pelo excesso de veículos. O monitoramento do sistema de faróis é realizado com o auxílio de um equipamento GPS, que temporiza a quantidade de veículos que passa por cada ponto. Segundo estudo realizado pelo Demutran, a frota diária circulante de veículos em Alphaville ultrapassa 70 mil meios de transporte. Ainda segundo o estudo, a adequação ao novo sistema deve levar ao menos uma semana.
                                                        OPINIÃO PÚBLICA
Entre os participantes do debate que integram as esferas residencial, empresarial e comercial de Barueri, as principais reivindicações disseram respeito à elaboração de um novo plano diretor municipal, que contemple as necessidades do desenvolvimento acelerado da região nas últimas décadas, incluindo medidas em infraestrutura viária, gerenciamento de tráfego, melhoria de transporte público, solidificação de parceria e investimentos juntos ao governo estadual e prestação de contas acerca do crescimento imobiliário de toda a região. Um dos integrantes da comissão de reivindicadores apresentou à bancada dos representantes do poder público um plano detalhado com sugestões de melhorias tendo em vista a progressão de crescimento da cidade nos próximos anos. Diversos moradores se manifestaram, relatando as situações críticas vividas em sua localidade e cobrando melhorias.

terça-feira, 3 de maio de 2011

DEPUTADA BRUNA FURLAN SOLICITOU EQUIPAMENTO DO GOVERNO FEDERAL PARA HOSPITAL MUNICIPAL DE BARUERI

Deputada Federal Bruna Furlan
Bruna Furlan foi convidada pelo deputado federal, João Paulo e fez parte da reunião com o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, neste sábado (16), que foi recebido no Parque Chico Mendes, pelo prefeito Emídio de Souza, pelo Secretário da Saúde, Gelso de Lima, e pelo deputado federal João Paulo Cunha. O objetivo do encontro foi para apresentar os projetos Osasco Saudável, Roda e Programa de Agentes Comunitários de Saúde, todos eles voltados a incentivar a prática de atividades físicas entre a população como forma de promoção da saúde, e também para conhecer pessoalmente as ações desenvolvidas pela Secretária Municipal de Saúde. Na ocasião, Bruna Furlan solicitou ao ministro um aparelho de ressonância magnética para o Hospital Municipal de Barueri. Também prestigiaram o evento o deputado estadual, Marcos Marins; os prefeitos Ruth Banholzer (Itapevi); Anabel Sabatine (Jandira); Carlos Camargo (Cotia); Evilásio Cavalcante de Farias (Taboão da Serra); Sebastião Alves de Almeida (Guarulhos); Clodoaldo Leite (Embu-Guaçu); Jorge Costa (Itapecerica da Serra) e Daniel Fonseca (Cajamar); os secretários municipais Mazé Favarão (Educação), Claudio Chapecó (Esportes Recreação e Lazer), Jorge Lapas (Governo) e Waldyr Ribeiro Filho (Obras e Transportes e Mobilidade Urbana); e os vereadores Valmir Prascidelli e Rogério Lins, entre outras autoridades.
FONTE JORNAL FATTOS ANO XVII - EDIÇÃO nº434 SEGUNDA QUINZENA DE ABRIL DE 2011